BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

BERSERK





Sinopse:

"O Espadachin Negro chegou, diga isso ao seu mestre..." É o que diz um homem trajado de preto e portanto uma gigantesca espada à um homem. Tão logo ele se retira e se abriga nos arredores da cidade... No meio da noite, uma estranha marca em seu pescoço começa a sangrar e nisso, espíritos aparecem, clamando pelo "sacrifício", e subitamente, numa imagem que se forma, a raiva, o ódio e a sede de sangue tomam conta dele... ele pronuncia uma palavra: Griffith... Após a batalha que se segue, ele olha para trás e começa a relembrar o passado, sobre o Takanodan, a Behelit e... Griffith. Assim começa Berserk, uma história carregada de sangue, batalhas, política e um pouco de religião e sobrenatural.
Historia:A história de Berserk se passa em um cenário de guerras medievais, com demônios, ambição, tormentos eternos, medo, destino, intrigas políticas, muitas batalhas sangrentas, e o poder que os sonhos podem influenciar uma pessoa. Pode-se dividir a série em duas partes: a época dos Falcões, que é o inicio dos acontecimentos e toda a série de TV e após o Eclipse, que é depois da cerimonia de iniciação que há uma grande mudança na história (presente somente em mangás). Mas todo o foco da história e centrada em Griffith que era um homem comum que começou do nada com um pequeno grupo de mercenários que com sua ambição para se tornar rei que era seu maior sonho. E Gatts que teve uma grande mudança em sua vida de desde sua entrada ao grupo e ajudar Griffith a construir seu sonho. Mas quando as ambições deste homem chegaram ao seu fim o início de uma nova era começou uma era de demônios e medo. Mas Gatts com o resto do grupo dos Falcões luta para acabar com esse mal que assola a terra, se tornando um caçador de demônios, que esté marcado para ser caçado e morto por eles, junto a Caska, e esta é a história da vida de Gatts. É o tema central que é muito explorado durante toda a série é a ''procura de seus sonhos'', ''destino'' e o '' e o lado mal dos seres humanos''. Os presonagens Gatts e Griffith que exemplificam esse tema, cada um procura o seu destino e o seus sonhos.


Escrito por Edson Katana   












Ano: 1997
Direção: Naohito Takahashi
Roteiro: Kentaro Miura
Música: Shinji Hirazawa
Produção: Nippon TV / VAP
Sinopse:
Gatts: destinado a um futuro negro?O quão forte é a força misteriosa que rege os homens?
Gatts sempre foi um guerreiro fora do comum. Mas nunca teve motivos para lutar... desde a infância amargurada, que revela negras lembranças de seu pai adotivo Gambino, Gatts sempre continua em frente, rasgando com sua espada qualquer um que obstrua seu caminho na busca de um ideal...
Taka no Dan... esta é a muralha que finalmente desvia o caminho de Gatts.
Os sonhos de um homem podem o levar à sua própria decadência? Behelit é o paradoxo... A "mão de Deus" que controla os homens como marionetes... Em tempos de guerra, só os fortes sobrevivem... mas a que custo? A que ponto um homem pode chegar para realizar seu ideal?...
Gatts encontrará o seu caminho... e seu ideal... Mas quando é que se torna distinta, a tênue linha que separa a amizade e o amor, do ódio e da vingança?
O destino já está traçado... e o paradoxo será revelado.
Quando o ciclo se fechar, terá de ser feita uma escolha de um só caminho...
Poderá então, Gatts se libertar das correntes de um futuro negro?...
Comentário:
Batalhas medievais com estratégias fantásticas!Berserk é como o próprio nome diz: Fúria. Fúria essa, vinda de Gatts, a personagem principal. Em meio de inúmeras batalhas medievais, Berserk se desenvolve de uma maneira única. Muita gente assiste ou tem vontade de assistir Berserk, por causa exatamente dessas épicas batalhas. Elas com certeza não vão se decepcionar quanto a isso. Mas um espectador que queira descobrir detalhes mais ocultos de Berserk, com certeza vai achar algumas pérolas de inestimável valor.
Quem já assistiu ao filme "Coração Valente" (BraveHeart) de Mel Gibson, com certeza vai encontrar alguma semelhança. A começar pelas estratégias de guerra, que são fantasticamente arquitetadas pelo líder do Taka no Dan (Grupo do Falcão), o Comandante Griffith. Uma das outras coisas que assustam em Berserk é a verossimilhança que adquirem os capítulos no decorrer da história. As batalhas são empolgantes? SIM! As lutas são sangrentas? SIM! Mas o que mais prende a atenção, não é nada disso... O que nos deixa querendo sempre ver mais Berserk é a relação entre os membros do Grupo do Falcão. Todos ali, inclusive Gatts possuem histórias de vida, apesar disso não ser mostrado muito no anime. Mas o enredo deixa isso muito claro. As únicas vidas que são vasculhadas mais profundamente, são as de Gatts, Griffith e Caska.
Behelit: metáfora dos "podres" do ser humanoÉ um anime que é amado ou é odiado. Não creio que a equipe de produção de Berserk tenha tido tempo e/ou dinheiro para terminar completamente a saga do anime. Ele termina de uma forma que costuma desagradar àqueles que assistem. O mangá explica com muito mais profundidade a história e quem assiste o anime fica meio perdido. Na realidade aquilo que assistimos no primeiro capítulo é o que acontece depois do final do anime. O próprio mangá continua a história, ela não acaba ali. Foi feita até mesmo uma continuação em forma de jogo de videogame para o console Dreamcast, da Sega, (que é fantástico também). Acho que a produção até tentou em algum momento segurar o enredo do anime. Mas pelo menos, na minha opinião, não teve jeito... Não dá pra contar uma história de terror em 4 capítulos, sendo que o anime deu uma ênfase quase que exagerada à verossimilhança das personagens como eu já disse. Isso quebrou de certa forma o clima do resto dos 20 capítulos anteriores e foi o grande pecado do anime, que não fosse isso, seria perfeito... (Lógico que esse final tem uma mesagem, que explicarei mais adiante).
Bom... tirando os defeitos de lado, vamos às partes boas! A começar pela trilha sonora que foi muito bem feita! As músicas são poucas, diferentemente de outros animes que produzem uma enxurrada de músicas para depois fazer a enxurrada de CDs OST (Trilha Sonora Original). Bom... novamente me passa pela cabeça a falta de dinheiro.... mas, isso não quer dizer que não tenha havido esmero na produção! As músicas se encaixam perfeitamente no ritmo das cenas e marcam passagens do anime de forma esplendorosa! Uma passagem que não me sai da memória, é a cena onde Gatts conversa com Caska, no topo de uma colina, à noite, vendo ao longe o acampamento. A música é a "Gatts", linda... um trecho extremamente lírico de um anime relativamente violento.
Pippin: o gigante amável!O estilo de desenho do anime não foge muito ao padrão, com seus personagens de corpos "comuns", tirando algumas exceções como o personagem "Pippin" que é uma montanha! Mas fora isso, nada de extraordinário. A personalidade dos personagens é o que realmente acaba dando forma e vida a eles. O enredo em si, é uma grande metáfora que mostra o quão frágil é o ser humano em sua busca por glória e poder. Gatts segue o ideal de Griffith até certo ponto, mas ao ver que aquele ideal é grande demais e não tem nada a ver com ele, Gatts simplesmente o abandona. Berserk, nos mostra exatamente isto: o que é um homem sem um ideal? Nada! Gatts aos poucos vai se dando conta disso. Os demônios de Berserk, nada mais são do que a personificação de todos esses "podres" do ser humano: o ódio, a ambição, o egoísmo, a cegueira que assola àqueles que almejam um poder incontrolável... Griffith acaba sendo dominado por esses demônios. Aí está a essência verdadeira do final de Berserk. O final ficou incompleto e confuso? Sim!! Mas para quem se propor a ver nas entrelinhas da história, pode ver claramente o que eu acabei de dizer. Griffith sucumbe à todos esses demônios e ainda arrasta todos os seus amigos ao abismo.
Apesar então, do final que muitos acham não ter sentido. Até que não é de todo ruim... Se conseguirmos olhar para a mensagem que está inserida ali, acho que conseguiremos captar o que a produção quis nos passar. Dizem por aí as más línguas (não acho que serão tão más assim se estiverem certas...), que estão preparando uma continuação da saga de Berserk. Seria ótimo, pois daria a merecida continuação à história e deixaria muitos fãs órfãos desse final, felizes enfim!

Agora... que o mangá que será publicado aqui no Brasil em breve, é muito mais explicadinho é... eu mesmo estou doido pra ver!!!

2 comentários:

Diego disse...

Pow esse anime deve ser ótimo...acompanho o mangá!! Você teria ele aqui pra download...se tiver me passa p link!! Abraços!!!

JONNY RJ GAMES DONO DO AKATSUKI ANIMES disse...

AMIGO VC PODE PEGAR O BERSERK COMPLETO COMIGO POR APENAS 10 REAIS.

ME ADICIONE NO ORKUT:

email: animesdojonny@yahoo.com.br

obrigado por postar comentarios no meu blog.