BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

WOLF RAIN




 
Sinopse:
Andarilhos em busca do ParaísoEm um mundo alternativo, muito similar ao que será o nosso, se continuar no ritmo que vamos hoje, a destruição e o caos minam as paisagens urbanas. A falta de esperança domina a tudo e a todos... Dentre toda essa desesperança surge uma luz na escuridão em busca de um ideal... De um lugar... De uma esperança de viver livre e em paz... O jovem lobo Kiba, vagueia pelas cidades em busca do "Rakuen" (paraíso, em japonês) e trilhando seu árduo caminho ele encontra semelhantes a ele, Tsume, Hige e Toboe. Unindo-se ao ideal da busca do Paraíso, os lobos, que conseguem tomar a forma de seres humanos através de uma ilusão, seguem uma jornada, atravessando cidades e desertos.
Cheza: misteriosa união de uma flor com um lobo... Em meio a essa busca, aparecem alguns obstáculos como o velho caçador Quent e seu cão Blue que caçam os lobos por algum motivo que não é bem claro. Um casal de humanos da parte abastada da população também os caçam tantando recuperar o seu estranho objeto de estudo, que foi raptado por um ainda mais estranho e enigmático ser...
Objeto de estudo esse, chamado de Cheza: uma linda jovem cuja origem incerta diz que é formada da união de uma flor com um lobo... Como todos acreditam não existir mais nem lobos, nem flores, sua própria existência é um paradoxo.
A única coisa que os lobos querem, cansados de tanto sofrimento, é paz e estão lutando para buscá-la. Mesmo que às vezes ela pareça não existir de fato. Será que eles encontrão o "caminho das flores"?
Comentário:

Apesar da sinopse ser um pouco confusa, a mensagem passada pelo anime é bastante clara: que não importa o quanto tudo pareça estar perdido... quando há determinação e fé você consegue alcançar seus objetivos.
Ação na dose certa!Isso pode soar como aqueles contos que ensinam uma lição de moral no final. Mas o anime não chega a ter essa pretensão... É uma animação com muita ação e muito drama, tudo muito bem misturado. O resultado é algo soberbo e poético.
Pra quem gosta de ação, não falta cenas de tiroteios e de fugas desesperadas. Batalhas, disputas de poder e a violência típica de uma guerra são bem ressaltadas no anime. Mas também existem os momentos sublimes, de reflexão, que contrabalaçam as coisas e tornam o anime belo. Quando tudo parece realmente estar perdido, algo sempre ocorre para dar nova esperança aos personagens.
Personagens com histórias independentes que são muito bem amarradasPersonagens esses que foram muito bem amarrados com o próprio enredo. Podemos notar claramente vários "grupos" de personagens, cujas histórias são contadas de forma quase independente uns dos outros porém que se interligam em vários momentos da história. Existe o grupo dos lobos, o grupo dos humanos representado pelo casal de cientistas, o grupo "rebelde sem causa" representado pelo caçador e seu cão que vivem à caça de lobos e o grupo dos estranhos seres que estão à procura de Cheza... A história mostra todos eles por ângulos diferentes e os coloca em interação de formas inusitadas e esporádicas
durante o anime. O foco principal está nos lobos e em Cheza e na sua busca pelo paraíso, porém os objetivos de cada um desses grupos também é explorado, dando profundidade à trama. Não é como na maioria dos animes que existe apenas os personagens principais e a ação se desenvolve apenas em cima deles. Aliás o roteiro nesse ponto lembra muito o anime Cowboy Bebop , que possui os personagens principais, mas um não se liga ao outro diretamente e todos possuem histórias "ocultas", além de estarem sempre interagindo com personagens diferentes que acabam virando "principais" em seus episódios de tão bem aprofundados que são. Em Wolf's Rain, todos esses grupos de personagens têem seu momento de "principais". Bem... e não é pra menos tal semelhança já que a roteirista (Keiko Nobumoto) é a mesma nos dois animes. Realmente uma grande roteirista!
Isso ajuda muito na história em si, porque fala dos sonhos, dos sofrimentos e das esperanças diversas de cada um deles. No fundo o que todos querem e buscam é a paz: os lobos buscam por um lugar onde possam viver em paz, longe da destruição humana, o casal de "nobres", que já foram casados, buscam por um reencontro de si mesmos pois se vê que eles ainda se gostam apesar das trocas de "farpas" que existem, o velho caçador busca por uma paz interior para rechaçar um sentimento de perda que não se revela de início e que a única solução que vê cegamente é a de exterminar com os lobos, e por fim os estranhos seres que buscam por Cheza, buscam não só o resgate dela, mas de suas raízes e do que lhes foi tirado (coisa que não é revelada também...).
Aliás, Wolf's Rain é um anime instigante, que dá vontade de não parar mais de ver os capítulos, exatamente por causa disso. Apenas se subentende as coisas pelas vontades dos personagens... Nada nos é revelado... Não sabemos nada de seus passados, do porque sofrem, do que os motiva a seguir em frente... Não sabemos, assim como eles próprios se o Paraíso existe mesmo. Existe apenas uma fé intensa de que há uma luz no fim do túnel e de que ela está lá, apenas esperando para ser encontrada. É um sentimento muito forte que acaba nos passando...
Mensagem que é muito bem reforçada pela música inebriante da excelente Yoko Kanno. A famosa compositora se superou nesta animação. Ela buscou referências em músicas que tendessem a passar o espírito de lirismo, da força dos lobos e de esperança. E a maior fonte que Kanno curiosamente veio beber foi na música popular basileira. Isso mesmo! Na MPB! Ela chamou uma cantora brasileira (Joyce, que é uma cantora carioca muito reconhecida no meio musical, mas não muito no público em geral), para cantar em português a música "Coração Selvagem". A maior parte das músicas varia do clássico à música brasileira e há até influência dos índios brasileiros em algumas músicas. É realmente um trabalho de gênio! Ela consegue compor com a mesma desenvoltura de um músico brasileiro. Ninguém que ouça essas músicas e não saiba de sua origem, diz que se trata de música japonesa... As violas, os tambores, as flautas, são muito, bem utilizados. E não é só música brasileira que há. Na melhor tradição de Kanno, não poderia faltar os idiomas francês e inglês. A presença japonesa mesmo só é garantida na trilha sonora pela voz de sua cantora preferida: Maaya Sakamoto.
Wolf's Rain: a busca pelo paraíso nunca visto...Entre os dubladores, nomes de peso se incluem no elenco juntamente com alguns nomes desconhecidos. As vozes que mais chamam a atenção são a do personagem Quent Yaiden, interpretado pelo ator Unshou Ishizuka (que fez o narrador de Berserk , o zentraedi Borman de Macross Plus e Jet Black de Cowboy Bebop entre outros...) e da personagem Cher Drege (interpretada por Kaho Kouda, que fez as vozes de Karusuma e de Kanoe dos animes Witch Hunter Robin e X TV respectivamente).
Isso tudo confere ao anime um caráter universal, que agrada a quem gosta de ação e de drama, quem gosta de coisas tristes e de coisas felizes. Enfim, é um anime pra todos. Isso obviamente deve ter sido um dos fatores mais exigidos pelos produtores pois quanto mais universal melhor pra eles pois eles podem vender com mais facilidade ainda em outros países.
Mas nem precisava haver essa pretensão... Wolf's Rain não tem como não ser menos que isso... Ao falar dos próprios sonhos e sentimentos humanos em um nível tão básico e primal (do ponto de vista de um cão perdido e com fome que encontra uma mão que o afague). Aí é que ocorre a identificação mais forte nossa com os personagens.
Afinal, mesmo que pareça utópico... é o que todos nós no fundo de nossos corações buscamos: o Paraíso!

Nenhum comentário: